Veterinário passando antipulgas no cachorro

Como escolher os melhores antipulgas para o seu pet ficar protegido durante o verão

O verão chegou e os cuidados com o seu pet deve ser redobrado. Com a chegada do calor, a chance de os animais contraírem pulgas aumenta consideravelmente, o clima quente junto a umidade gerada pelas chuvas da estação é a fusão perfeita para o aumento da proliferação destes pequenos parasitas.

Muita coceira, problemas na pele ou outras possíveis complicações é o que pode acontecer quando uma pulga entra em contato com o seu pet. Mas de onde vem as pulgas?

Cachorros e gatos que não saem de casa podem ter os parasitas no meio de seus pelos durante a estação mais quente do ano. Isso porque as pessoas que convivem com o pet podem carregar as pulgas para a casa. Ao interagir com um cachorro na calçada uma pulga pode entrar na roupa ou calçado, ou até um gato que andou pelo seu cercado pode ser o responsável.

Desta forma, fica difícil saber de onde vem as pulgas, então a melhor alternativa é a prevenção para manter o seu pet saudável durante o verão. No post de hoje vamos falar sobre os melhores remédios antipulgas.

Preparado(a)? Então, vem com a gente!

 

Conhecendo o inimigo

As pulgas vivem à procura de um lugar quentinho e aconchegante, onde podem se reproduzir com facilidade e alimentar seus filhotes. É exatamente por este motivo que o verão acaba sendo a época de atenção com os pets.

Uma pulga fêmea é capaz de colocar centenas de ovos em poucos dias e o ciclo de vida da pulga pode ser entre 12 e 14 dias, ou se prolongar por 180 dias.

Em uma casa, o ciclo de vida do parasita pode demorar de três a seis semanas.  Por isso não basta eliminar a pulga do seu cachorro ou gato, mas também deixar os cômodos e os objetos do animal livres dos parasitas. O ciclo de vida de uma pulga é dividido da seguinte forma:

Ovo: caem dos pelos dos animais de estimação e ficam espalhados por sofás, camas, cobertores, tapetes etc.

Larva: após a eclosão, as larvas alimentam-se das fezes de pulgas adultas e outros detritos orgânicos antes de gerar um casulo e chegar à fase pupa.

Pupa: pode ficar no casulo durante bastante tempo à espera de condições adequadas para emergir.

Fase adulta: alimentam-se de sangue de animais pela picada.

Agora que você sabe mais sobre a pulga, vamos às opções de combate!

 

O antipulga ideal varia de acordo com as necessidades do pet

A escolha do antipulga ideal não é tão simples assim. Afinal existem vários modelos de medicamento no mercado e o que determinará o melhor tratamento para o seu pet é a necessidade e o estilo de vida do seu bichinho.

Os pets que vivem sozinhos, em locais pequenos e com pouco contato com outros animais, vão precisar de um medicamento diferente de um cachorro que vive em um ambiente grande, com a presença de outros bichos.

 

Como funciona o antipulga e quais são seus diferentes modelos?

Como um antipulga pode gerar muitas dúvidas na hora da compra, estamos aqui para esclarecer as diferentes opções para você aplicar no seu pet.

Antipulga comprimido

O antipulga comprimido é o mais popular entre cães e gatos! Ele é palatável e age diretamente no organismo, combatendo parasitas de dentro para fora.

Alguns comprimidos matam as pulgas adultas, já outros são eficazes também contra ovos, larvas e pupas. Existem ainda antipulgas que protegem por um mês e outros por até 12 semanas. Seja qual for a formulação é muito importante que a prescrição do médico veterinário seja feita para o sucesso na proteção do seu pet.

É muito importante que o pet consuma o comprimido por inteiro. Além disso, é muito importante utilizar o antipulga de acordo com peso e porte do seu animal.

Pipeta o antipulga de aplicação na pele

O antipulga pipeta é um medicamento moderno que atua diretamente na pele do pet para o combate de parasitas. Este modelo é indicado para pets que possuem dificuldades para ingerir o comprimido.

Quando aplicada na pele do pet – sempre no dorso -, age da seguinte maneira: a solução é absorvida pela pele do bichinho e vai parar na corrente sanguínea ou fica na camada de gordura da pele, fazendo com que a pulga morra ao entrar em contato com a pele do seu pet, ou ela é “envenenada” quando pica o cão ou gato.

Este tipo de antipulgas tem eficácia média de 30 dias, porém, é necessário seguir rigorosamente as instruções de uso para alcançar os resultados esperados.

A pipeta é um ótimo modelo para a prevenção de pulgas e para o tratamento diário, principalmente de animais que não frequentam áreas como quintais e parques.

Coleira antipulgas

As coleiras são práticas e simples. A utilização da coleira não gera dúvidas aos que optam pela mesma, ela é colocada no pescoço do pet e funciona como um repelente contra os parasitas.

Além de pulgas e carrapatos, as coleiras possuem efeito repelente contra insetos, principalmente contra o mosquito transmissor da Leishmaniose Canina, conhecido como mosquito-palha.

Ela é uma ótima opção de proteção para animais que vivem em sítios, chácaras ou fazendas, são usadas também em viagens onde o seu pet vai junto, a coleira é uma ótima opção para prevenir infestações.

No mercado existem coleiras com diferentes tempos de proteção para o seu pet, basta escolher as melhores opções para o seu bichinho. O peso do animal deve ser sempre levado em conta para escolha da coleira, a utilização em filhotes dependerá de cada fabricante.

Antipulga Spray é uma ótima opção para os filhotes

O antipulga spray é ótimo para combater infestações e deixar o pet longe das pulgas. A sua ação preventiva não é tão forte como os demais medicamentos, mas repele os parasitas presentes.

O spray é eficaz para eliminar as pulgas que já estão na fase adulta e deve ser borrifado no corpo todo do animal, porém, cuidado com os olhos e focinho.

Agora que você já sabe tudo sobre os antipulgas venha até a pet campo ou entre em contato clicando aqui, e garanta a proteção do seu pet para o verão!

Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de nos seguir no Instagram e Facebook.

Um abraço e até a próxima!

Pet Campo Agroshop

Deixe um comentário