Doenças dermatológicas

Doenças dermatológicas: confira como identificá-las e tratá-las

As doenças de pele são comuns em animais de estimação. Alterações na pelagem, lesões, crostas, descamação, pus e secreções são alguns dos sinais que podem aparecer na pele do seu amiguinho.

Alguns medicamentos podem ajudar a melhorar essas doenças dermatológicas que podem aparecer ao longo da vida do seu pet. E é sobre isso que vamos falar no post de hoje, confira como identificar e curar as doenças dermatológicas no seu animal.

Quer saber mais? Continue a leitura!

 

Doenças de pele mais comuns

Pontos quentes

Os pontos quentes são conhecidos como dermatite piotraumática em cães e gatos e geralmente envolvem o desenvolvimento de inflamação localizada na pele, que geralmente é dolorosa. Essas lesões contêm pus e secreção, com perda de pelo ao redor da lesão.

Os pontos quentes geralmente se desenvolvem devido a uma alergia subjacente à picada de pulga, alergia a inalantes ou alergias alimentares. Animais de estimação com pontos quentes abaixo das orelhas geralmente têm uma infecção no ouvido.

Para melhorar a lesão, geralmente é cortado os pelos ao redor das lesões e limpado a erupção com antisséptico para animais de estimação.

Dermatite atópica

A dermatite atópica é uma condição inflamatória da pele em cães e gatos que resulta de alergias por inalação ou contato. Animais de estimação com dermatite atópica muitas vezes se coçam excessivamente e lambem a si mesmos. As áreas comuns envolvidas incluem as orelhas e as patas, onde infecções secundárias por fungos ou bactérias podem se desenvolver, levando a odor, secreção e crostas nessas áreas.

 Animais de estimação com dermatite atópica também são propensos a alergias alimentares e alergias a picadas de pulgas.

Pele seca

A pele seca em animais de estimação pode ter muitas causas, desde desequilíbrios e deficiências nutricionais até vários distúrbios alérgicos na pele. Animais de estimação com doenças inespecíficas do fígado, rins ou até câncer, também correm maior risco de desenvolver pele seca.

Os sintomas da pele seca incluem pele escamosa ou caspa, além de ser mais provável que o pet tenha um problema de queda ou perda de pelo do que outros animais de estimação. Shampoos e condicionadores podem ajudar a tratar a pele seca.

Sarna

A sarna demodécica é o tipo mais comum visto e ocorre devido ao crescimento excessivo de um parasita externo da pele que está presente em baixo número na pele normal dos animais de estimação. Os sintomas geralmente incluem perda de pelo localizada, geralmente nas extremidades ou no rosto.

Os ácaros da sarna são muito menos comuns, mas podem causar coceira intensa, especialmente em torno de áreas de pelos finos do corpo de um cão, incluindo os lóbulos das orelhas, cotovelos, rabo e abdômen.

 

Parando a coceira

A coceira é a maior razão para visitas veterinárias, mas milhões de animais continuam sofrendo sem um diagnóstico correto.

A maioria dos problemas de pele são multifatoriais; pode ser hormonal, alergia desconhecida, problemas imunológicos, além de outros componentes. No entanto, medicamentos recentes estão tentando controlar a coceira, reduzindo a atividade das células que a causam. Mas antes de iniciar qualquer tratamento o ideal é sempre passar por um médico veterinário.

Aqui na Pet Campo, temos médicos veterinários capacitados que podem ajudar o seu animal. Para marcar consultas para saber mais sobre a saúde do seu pet ou tirar dúvidas, entre em contato clicando aqui, assim seu animal sempre vai estar saudável. Para não perder nenhum conteúdo, nos siga no Instagram e no Facebook.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário!

Um abraço e até a próxima!

Pet Campo Agroshop