Gato no veterinário

Gato ao veterinário: com que frequência você deve levá-lo?

Como um orgulhoso pai de pet, você entende que a responsabilidade pela segurança e bem-estar do seu animal de estimação está diretamente em suas mãos. Você procurou os melhores alimentos, cuidadosamente selecionou, escolheu a melhor comida para gatos e comprou todos os brinquedos interativos e árvores para gatos.

Sua próxima e mais importante tarefa é garantir que você cuide da saúde do seu gato em colaboração com um veterinário, não apenas em momentos de preocupação ou emergência, mas como medida preventiva, para garantir que seu gato tenha saúde.

Visitas regulares ao veterinário, são necessárias e devem ser feitas regularmente. Mas com que frequência você deve levar seu gato ao veterinário?

Não há uma regra da frequência com que você leva seu gato ao veterinário, isso será determinado por sua idade e estilo de vida. No post de hoje, veremos algumas orientações gerais para levar seu gato ao veterinário.

Quer saber mais? Continue a leitura!

 

Com que frequência devo levar meu gatinho ao veterinário?

Gato filhote

Quando levar um gato ao veterinário? Gatos jovens precisarão visitar o veterinário com mais frequência do que gatos adultos, principalmente para receber suas vacinas essenciais.

A primeira rodada de vacinações é dada entre seis e oito semanas, com a segunda rodada seguindo três a quatro semanas depois. Mais vacinas são administradas em três meses e novamente após seis meses.

Seu gato terá idade suficiente para ser castrado ou esterilizado após seis meses de idade. Com isso, durante o primeiro ano de vida do seu gatinho, ele passará algum tempo no veterinário para garantir que tenha o melhor começo de vida possível.

Gatos adultos

Gatos adultos, com idades entre um e seis anos, exigirão visitas menos regulares do que os gatinhos. A regra geral é que os gatos devem consultar um veterinário pelo menos uma vez por ano, mesmo que estejam em perfeitas condições de saúde. No entanto, se o seu gato apresentar um comportamento incomum , você sempre pode procurar assistência veterinária e receber aconselhamento profissional sobre o assunto rapidamente.

Nem sempre é fácil saber se o seu gato está doente porque eles tendem a esconder bem. Como resultado, visitas regulares podem ajudá-lo a identificar problemas ocultos ou até mesmo sintomas que parecem normais para um olho destreinado, mas indicam algo mais sério.

Um exame de saúde anual é essencial para detectar quaisquer problemas potenciais precocemente, receber as vacinas necessárias e fornecer uma excelente oportunidade para você falar com seu veterinário sobre quaisquer preocupações que possa ter. Esses exames anuais também garantem que o seu pet esteja em bom estado.

Se o seu gato é um gato ao ar livre, há mais preocupações, incluindo maiores riscos de parasitas. Isso não significa que os gatos que ficam em casa, não precisam ir ao médico, pois o ganho de peso é comum entre os pets que ficam dentro de casa, especialmente aqueles que foram castrados.

Gato idoso

Quando seu gato completar oito anos, você deve levá-lo ao veterinário com mais frequência. Em vez de uma vez por ano, é recomendável que você faça um check-up a cada seis meses.

É provável que à medida que seu gato envelhece, ele precise de mais atenção médica para mantê-lo saudável e feliz. Você precisará prestar mais atenção à saúde do seu gato e procurar quaisquer alterações que possam ser motivo de preocupação.

Independentemente de esta ser uma boa prática em qualquer fase da vida do seu gato, torna-se cada vez mais importante à medida que ele envelhece. Se você notar algo fora do comum, entre em contato com seu veterinário o mais rápido possível.

Se você mantiver uma agenda regular de visitas ao veterinário, seu pet pode se acostumar mais com essa rotina, tornando assim os exames e as consultas serão menos estressantes.

 

Quando levar um gato ao veterinário imediatamente

O cuidado preventivo é sempre preferível, portanto, quanto mais exames de bem-estar seu gato passar no veterinário, maior a probabilidade de você detectar problemas antes. Mas se você observar algum desses sintomas em seu gato, não espere até o próximo check-up

A seguir estão os sintomas de problemas graves que exigem uma visita urgente ao veterinário:

Alterações no apetite;

Letargia;

Mancando ou movimento desajeitado;

Alterações nas fezes ou urina;

Evitando o contato com as pessoas.

Visitar o veterinário não é algo que deve ser limitado a momentos de doença, emergência ou preocupação. Se você consultar um profissional qualificado regularmente, provavelmente conseguirá diagnosticar e evitar problemas sérios antes que eles se agravem.

Construir um relacionamento forte com seu veterinário não apenas beneficiará seu gato, mas também fornecerá um recurso confiável para recorrer quando estiver preocupado com seu animal de estimação. Com o tempo, seu veterinário conhecerá o seu pet e o histórico médico, o que pode ajudá-lo a perceber quando algo está errado.

Agora que você sabe qual o tempo certo para levar seu gato ao veterinário, é só marcar uma consulta! Aqui na Pet Campo, temos os melhores profissionais para atender você e seu amiguinho, para que ele tenha uma vida longa e saudável.

Para marcar consultas para saber mais sobre a saúde do seu pet ou tirar dúvidas entre em contato clicando aqui, assim seu gato sempre vai estar saudável. Para não perder nenhum conteúdo nos siga no  Instagram e no Facebook.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário!

Um abraço e até a próxima!

Pet Campo Agroshop

 

 

Deixe um comentário