Cachorro sendo vacinado

Vacina antirrábica: a importância para a vida dos pets!

A raiva é uma doença sem cura, o problema pode ser controlado, mas a raiva ainda é muito grave e causa grande preocupação para quem tem um pet em casa.

Uma doença fatal, a raiva é uma zoonose que pode afetar o ser humano e por isso os cuidados devem ser redobrados no combate e prevenção desta doença.

A raiva não tem cura, mas a prevenção pode salvar seus amiguinhos! A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a doença.  Pensando nisso, no post de hoje vamos falar sobre a importância de manter seu cachorro vacinado contra a raiva.

Ficou interessado (a)? Continue a leitura!

 

Mas o que é a raiva?

É uma doença provocada pelo vírus Lyssavirus, que acaba causando uma encefalite nos mamíferos que contraem a raiva. A infecção viral aguda pode infectar gatos, cachorros, morcegos, gambás e seres humanos.

Como a raiva é transmitida?

A raiva não é transmitida apenas por mordidas, mas também por meio de lambidas e machucados causados pelos mamíferos que estão infectados. O contato com a pele do animal que está infectado não oferece risco. As transmissões da doença, ocorre em sua maioria por meio de cães e morcegos.

Estágios da doença

A raiva canina pode apresentar estágios dentro do organismo do cachorro. Conheça eles:

Estágio raiva furiosa- A mais comum, e entre os principais sintomas estão: a agressividade, o medo e a demência. 

Estágio da raiva muda- Perda de apetite, salivação e membros paralisados.  

A raiva evolui rapidamente no organismo do animal. Ao atingir o sistema nervoso e apresentar outros sintomas severos, o cachorro pode morrer em poucos dias. 

 

Qual a importância da vacina antirrábica para seu pet?

A raiva é uma doença que pode ser facilmente contraída. E a vacinação é a única forma de proteger seu amiguinho desta doença fatal!

Com a vacinação não só seu cachorro estará protegido, mas você e outros animais também estarão, já que a raiva pode ser transmitida para os humanos.

 

Quando seu cachorro precisa tomar a vacina antirrábica?

O ideal é começar a vacinar seu amiguinho ainda filhote, com 4 meses de vida ele já pode receber a primeira dose da vacina antirrábica.

Antes de primeira aplicação, você deve levar seu cachorro ao veterinário, para verificar se ele está saudável e apto para receber a vacina. Em alguns cachorros que tem alguma patologia, a vacina não apresenta efeito.

A vacina antirrábica leva cerca de 21 dias para fazer efeito no organismo do animal, logo após seu amiguinho estará protegido e anualmente você deve dar a dose de reforço. Vale ressaltar que é fundamental aplicar a vacina no tempo certo para que haja o resultado esperado.

 

Efeitos colaterais da vacina

Embora a vacina da raiva seja fundamental para a saúde dos pets, em alguns casos podem ocorrer efeitos colaterais.

Os principais efeitos colaterais da vacina antirrábica são:

Salivação excessiva;

Sonolência;

Apatia;

Coceiras;

Inchaço na região da aplicação;

Febre;

Queda de pelo no local da aplicação;

Dores no corpo.

Geralmente, os efeitos colaterais da vacina antirrábica aparecem em até seis horas após a imunização. Mas, calma, caso o seu cachorro com algum dos efeitos citados, significa que o organismo dele está tendo problemas para lidar com o imunizante.

Em casos mais sérios nos quais os pets apresentam alguns sintomas como tremores, edema, vômitos e até convulsão, o indicado é levá-lo ao médico veterinário.

A vacina antirrábica garante a saúde do seu cachorro! Nunca deixe seu amigo desprotegido e sem a consulta com o médico veterinário. Se você precisa fazer a primeira aplicação da vacina contra a raiva, venha até a Pet Campo, aqui temos um veterinário que vai poder ajudar seu amiguinho.

Para marcar consultas ou tirar dúvidas entre em contato clicando aqui, assim seu pet sempre estará protegido, para não perder nenhum conteúdo nos siga no  Instagram e no Facebook.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário!

Um abraço e até a próxima!

Pet Campo Agroshop

 

Deixe um comentário