Cachorro da raça yorkshire tendo os dentes escovados com o cuidado necessário.

Confira a importância de cuidar da higiene bucal do seu pet

Aprendemos desde criança que precisamos escovar os dentes após as refeições para evitar cáries e outros problemas bucais. Mas você sabia que o seu pet também precisa passar por esse cuidado?

Cães e gatos podem sofrer com o acúmulo de resto de alimentos, como a ração e petiscos, causando o surgimento de placas bacterianas. Muito mais do que deixar os pets com mau hálito, a placa (conhecida popularmente como tártaro) pode ser perigosa para a saúde do seu amigão.

Além de favorecer o surgimento de inflamações na gengiva, essas bactérias podem se desprender dos dentinhos e entrar na corrente sanguínea do pet. Isso pode levar a infecções graves e que podem colocar a vida do seu cão ou gato em risco.

Quer saber como cuidar dos dentinhos do seu amigo de quatro patas? Então veja as nossas dicas!

 

Comece cedo

Assim como nos acostumamos desde pequenos com o hábito da escovação, com os pets não é diferente. Se você possui um filhote, é muito importante começar a escovar seus dentinhos para que ele se acostume com esse momento do dia. Se você já tiver um pet adulto, as dicas a seguir também estão valendo.

E sim, a escovação deve ser diária! Estendendo essa frequência para, no máximo, três vezes por semana. Então para acostumar o cão ou gato com o manuseio próximo à boca, você pode primeiro passar apenas o dedo (higienizado) pelos dentes e gengiva.

Faça movimentos circulares e sem aplicar muita pressão, sempre intercalando com muito carinho e tornando o momento confortável para o pet. No caso de filhotes, essa dessensibilização precoce irá lhe ajudar muito no futuro!

 

Dedeira e escova

Depois que o seu pet se acostumou com esses gestos, você pode enrolar uma gaze no dedo e aplicar um pouco de pasta de dentes específica para uso animal, para que ele se acostume com o gosto e a textura do produto.

Em seguida, é hora de tentar apresentar a dedeira, que nada mais é do que uma pequena escova que encaixa no seu dedo. A dedeira permite mais mobilidade do que a escova e você pode fazer os mesmos movimentos que já fazia apenas com o dedo.

Esse processo todo requer muita paciência. Só prossiga para os passos seguintes se ele estiver tranquilo e receptivo. Se o pet se mostrar irritado ou muito agitado, deixe para recomeçar a escovação quando ele estiver mais calmo.

E sempre que ele colaborar, recompense com carinho e palavras de afirmação, para que ele associe o momento da escovação com algo bom.

Caso o seu pet seja um cão de porte maior e aceite sem resistência a introdução da escova na boca, você também pode fazer a higienização com essa opção. Alguns pets podem tentar morder a escova por associação a um brinquedo, por isso que a dedeira tende a ter maior sucesso na hora da escovação.

 

Pasta de dentes

Claro que a pasta do seu amigão precisa ser específica para ele. O creme dental desenvolvido para cães e gatos permite que eles possam ingerir pequenas quantidades do produto sem causar problemas digestivos. Já a pasta de dentes para humanos é tóxica para o consumo deles.

Até mesmo o nível de abrasão da pasta dos pets é pensado especialmente para os dentinhos deles, então é muito importante utilizar apenas produtos de indicação veterinária.

 

Cuidados com a alimentação

Outro fator muito importante para a saúde bucal do seu cão ou gato é a alimentação. Mesmo que seja difícil resistir aos olhos pidões, não ofereça bolachas, doces, restos de comida ou alimentos ultraprocessados feitos para o consumo humano.

Além de influenciar no surgimento de placas, mau hálito e doenças do trato bucal, o consumo desses alimentos pode desregular a flora intestinal do seu pet, causando episódios de diarreia e vômito. Também há um risco muito maior para o desenvolvimento da obesidade e problemas correlacionados.

Existem hoje no mercado muitas opções de petiscos desenvolvidos especialmente para o seu amigão. Converse com o veterinário de sua confiança e veja qual a quantidade diária e a frequência indicadas para biotipo do seu pet.

 

Pode escovar os dentinhos do pet na hora do banho?

Pode! Inclusive você pode trazer o seu pet para o banho e tosa na Pet Campo e solicitar aos nossos atendentes que seja feita a escovação. Nossa equipe está acostumada com a higienização dos dentinhos e irá cuidar muito bem do “sorriso” do seu patudo.

Quer começar a rotina da escovação em casa, mas não sabe por onde começar? Nas nossas lojas temos uma variedade de escovas e dedeiras para você escolher, assim como cremes dentais e soluções líquidas para ajudar com o mau hálito do pet.

Venha nos visitar para conhecer todas as opções e tirar as suas dúvidas!

Gostou das dicas? Para não perder nenhum conteúdo sobre a saúde e o bem-estar do seu pet, siga a gente nas redes sociais. Estamos no Instagram e também no Facebook.

Um abraço e até a próxima!

Pet Campo Agroshop